Master Show TV & Rádio®
3 min readMay 4, 2023

--

“Telhados solares” driblam contas de luz que acumulam alta acima da inflação

Por Simone Jardim*
No Brasil, consumidores residenciais, principalmente das classes média e alta, ao lado de pequenos comerciantes têm bancado com recursos próprios ou financiamentos ainda com juros altos, um tipo de instalação que não é mais encarada como uma despesa, mas sim um investimento com retorno imediato e também muito maior que qualquer aplicação financeira de longo prazo.

Estamos falando dos sistemas solares fotovoltaicos que estão “ocupando” um número crescente de telhados em praticamente todos os municípios brasileiros, mas com maior força nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Instalar esses sistemas para micro e minigeração de energia tem um único objetivo: driblar as contas de luz que, nos últimos anos, acumulam reajustes muito acima da inflação oficial.

Lembrando que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), estima que, este ano, a tarifa subirá em média 5,6%, mas em alguns estados o aumento pode superar a barreira dos 14%.

Detalhe: a conta de luz dos consumidores residenciais brasileiros teve alta de mais de 70% no acumulado de 2015 a 2022 segundo levantamento da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). No mesmo período, a evolução do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) –, que mede inflação oficial do Brasil, foi de 58%.

O fato é que o Brasil dispõe de outras alternativas para romper esse círculo vicioso. Temos a vocação natural para tornar o potencial energético fotovoltaico a base de nossa nova matriz energética. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a abundância de luz no país é tanta que, diariamente, recebemos entre 4.500 a 6.300 Wh/m² (watt por hora por metro quadrado).

Outros países sem essa vantagem natural estão ativamente empenhados em desenvolver o setor solar fotovoltaico, ao lado de outras fontes genuinamente sustentáveis, para diminuir sua dependência dos combustíveis fósseis com o máximo de rapidez e eficiência financeira. Mas esse assunto fica para o próximo post desta série especial, O FUTURO É SOLAR?

Os outros dois artigos deste conteúdo especial você pode ler nestes links https://www.mastershowtv.com/news-253-o-futuro-e-solar?-a-nova-serie-da-master-show-tv-conta-pra-voce e https://www.mastershowtv.com/news-254-brasil-deve-deixar-pra-tras-italia-e-australia-advinha-por-que?

Agora, o que acha de dar uma pausa?

No sofá ou celular, Master Show TV® é entretenimento e informação 24h grátis. Saiba+ no site oficial https://lnkd.in/djU5_ri

*Simone Jardim é jornalista e especialista em sustentabilidade. É Head of Content na plataforma de streaming grátis de alcance global, Master Show TV®, onde lidera uma equipe dedicada a criar séries especiais sobre temas convergentes à transição energética para uma economia carbono neutro. Em breve será anunciada a estreia desse novo programa. Enquanto isso, “deguste” as pautas que serão levadas ao ar em posts nas redes sociais e Últimas Notícias na plataforma https://mastershowtv.com

#MasterShowTv #StreamingGrátis #EnergiaSolar
#SolarFotovoltaica #EnergiasRenováveis #
SériesClássicas #MúsicaInesquecíveis

--

--

Master Show TV & Rádio®

Master Show TV & Rádio®, App grátis na Play e Amazon Store, Android e Smart TVs, celular, PC, laptop e mobile. Canal 4 Duosat. Saiba+ mastershowtv.com